O dever, ou
o papel de ensinar, lecionar, repassar seus conhecimentos seja de um professor,
mestre ou amigo, só consegue se concretizar se vier seguido da vontade de
aprender de outrem.
Hoje, século
XXI, sabemos e observamos que todos os avanços tecnológicos, medicinais etc.,
que a humanidade sofreu vêem seguido de anos e anos de estudos, de muitas e
muitas pessoas. Mesmo assim, a sociedade tem sido doutrinada a largar,
abandonar ou menosprezar os estudos. Tem sido domesticada a ser a sociedade de
um povo que não questiona não procura saber ou se informar. E sim passa a vida
inteira desconhecendo de assuntos importantes e de tal valor para todos.
O cidadão
que procura ter uma vida melhor, ser alguém culto, estudar, trabalhar
dignamente muitas vezes é ridicularizado por assim fazer. Os professores de
escolas públicas, por exemplo, tem perdido o seu valor na sociedade atual. Muitas
vezes em seu ambiente de trabalho não são respeitados, ou não tem condições
suficientes para exercer sua função.
Estamos em
decadência, o saber daqui a pouco se tornará algo como nos tempos antigos, só
para quem tem o suficiente para pagar por ele. Temos mestres em nossas vidas e
não sabemos usá-los, obtermos o máximo de conhecimento possível de pessoas que
conhecemos, usando o que podemos dos meios que temos. E nos tornarmos quem sabe o mestre, aquele
que tem algo a oferecer a alguém um dia.
24.08.12
(Karoliny Leite)

Nenhum comentário:
Postar um comentário